Otimize seu processo de vendas através do Conteúdo de Pré-Lançamento e atinja em cheio o seu público


Um dos pontos mais importantes para o sucesso do seu negócio é saber elaborar um processo de vendas. Trata-se de etapas que o cliente percorre até efetuar a compra do produto e sua função é definir os caminhos que ele seguirá até o carrinho.

Entre as etapas que o cliente irá passar até efetuar a compra, está a do Pré-Lançamento. É essencial pensar nela antes de simplesmente lançar o seu produto.

O Pré-Lançamento é o momento de construção da sua lista. É nesse ponto que o seu público irá consumir os materiais prévios que você disponibilizará gratuitamente e será através dessa etapa que você terá um maior conhecimento do avatar que seu produto irá transformar.

O Pré-Lançamento é realmente necessário?

Sem dúvidas! Muitas pessoas dominadas pela ansiedade de lançar logo seus infoprodutos esquecem que essa é a hora certa para montar uma lista com potenciais clientes. Além disso, também é uma grande oportunidade de criar expectativas e a vontade do público em adquirir seu produto.

Existe uma estratégia para Pré-Lançamento que é formada por quatro vídeos e, neste artigo, vamos explicar como desenvolvemos este conteúdo em nossos produtos digitais aqui na Mantic. Esses vídeos são uma sequência de três vídeos, ou melhor, 3 CPLS (Conteúdo Pré-Lançamento) onde o especialista vai entregar conteúdo para o seu avatar com objetivo de realizar uma venda no quarto vídeo, que é o Vídeo de Vendas.

CPL 1 – Oportunidade de Transformação

Esse CPL deve ter uma duração média de 8 a 18 minutos. O objetivo é criar necessidade nas pessoas, você apresentará para elas uma possibilidade de transformação.

Uma forma de você se comunicar diretamente com as emoções do seu avatar é utilizando gatilhos mentais. No CPL 1 podemos usar gatilhos de autoridade, reciprocidade, carisma, antecipação, história, surpresa, prova.

Sua estrutura será formada por:

  • Dores = Você deve mostrar os problemas que o seu avatar enfrenta, essa sensação de “eu sei o que você está sentindo” criará uma conexão dele com você e o prenderá até o final do vídeo.
  • Apresentação do especialista = Conte um pouco sobre você, quem você é, quanto tempo está no mercado de trabalho, o que você faz, quantas vidas já transformou.
  • História = É o momento da jornada do herói, você vai contar sua história, contar tudo o que passou para chegar até o momento da transformação. Caso você não tenha sido transformado, mas transformou um avatar, você poderá contar a história dessa outra pessoa.
  • Conteúdo = Entregue algo para o seu avatar que ele já possa aplicar no dia a dia para que consiga sentir a transformação logo no primeiro vídeo. Isso fará com que ele se sinta ansioso para os próximos vídeos, procurando sempre saber o que você tem para falar, oferecer.
  • Chamada para o próximo vídeo = Essa será mais uma oportunidade de você deixar seu avatar ansioso, fale sobre o próximo vídeo, crie uma antecipação sobre o que você irá falar. A ideia de você fazer uma chamada para o próximo vídeo é abrir um looping para a pessoa ficar no aguardo do seu próximo conteúdo.

CPL 2 – Isso funciona para você

O vídeo deverá ter duração média de 8 a 18 minutos. O principal objetivo desse CPL é entregar ainda mais conteúdo, para a pessoa sentir o quanto você está disposto a oferecer para a transformação da vida dela.

Utilize gatilhos mentais de autoridade, reciprocidade, carisma, antecipação, história, surpresa, prova.

Sua estrutura será formada por:

  • Boas vindas = É o momento de você agradecer por a pessoa estar te acompanhando.
  • Introdução = Aqui você vai relembrar o que você ensinou no vídeo passado, os assuntos que já foram mencionados. Em seguida, faça uma breve introdução sobre qual conteúdo será dado nesse CPL. Também é interessante fazer um alerta para as pessoas que não assistiram ao vídeo passado, retornar e ver o que você já entregou.
  • Conteúdo = Entregue o material que você prometeu no CPL. Conceda muito mais conteúdo, com muito mais qualidade, pois se a pessoa está assistindo a esse CPL é porque ela já está conectada a você.
  • Dica = Dê dicas para o seu avatar aplicar no dia a dia, é hora dele ver os resultados, sentir a transformação e saber que você não está o enganando.
  • Chamada para o próximo vídeo = Faça uma antecipação sobre o que você vai falar no próximo vídeo, deixando seu avatar entusiasmado e ansioso. Sempre fale para ele compartilhar o conteúdo com quem precisa, indicar seu vídeos.

CPL 3 – Você pode ter essa transformação

Esse vídeo deverá durar cerca de 15 a 20 minutos, um pouco mais do que os anteriores. Nesse CPL você apresentará seu infoproduto de forma sucinta, como se você não estivesse vendendo. É importante quebrar todas as objeções que seu avatar possa criar no momento de apresentação do produto.

Utilize os gatilhos mentais de antecipação, prova social, razão, escassez. Sua estrutura será formada por:

  • Boas vindas = Agradeça a seu avatar por te assistir até aquele momento, fale o quão importante é tê-lo ali.
  • Introdução = Recapitule o que foi falado nos vídeos anteriores
  • Conteúdo = Você irá passar um conteúdo rápido, aquilo que você antecipou no CPL anterior, mas algo com qualidade e que ele já possa aplicar.
  • Perguntas e respostas = Aqui você pode tirar dúvidas dos vídeos anteriores, dúvidas que surgiram pelo seu público. As objeções em relação ao seu produto ou metodologia também podem ser quebradas nessa hora.
  • Antecipação = Você cria antecipação para o vídeo de vendas explicando como funciona o seu produto e diga que no próximo vídeo, o quarto da série, você falará detalhadamente sobre o seu método e explicará como ingressar na turma fechada, caso a pessoa tenha interesse.
  • Depoimentos = Provas sociais sempre trazem bons resultados porque é uma forma das pessoas tirarem a prova real de que aquilo realmente acontece, que a transformação realmente é possível. Coloque vídeos de pessoas que você já conseguiu transformar ou estão em processo de transformação.

Vídeo de Vendas – Oferta

O momento que você poderá fazer a sua oferta será no vídeo de vendas. Você deve apresentar o seu produto para o seu avatar e convencê-lo de que aquele item é o que ele precisa para resolver seu problema. Mas falaremos sobre isso num outro artigo.