Lançamento ou Perpétuo: qual a melhor a estratégia para o seu mercado digital?


Quando vamos divulgar um produto digital, queremos que dê tudo certo para que ele seja um sucesso de vendas. Preparamos o produto da melhor maneira possível até que chega a hora do lançamento e não sabemos muito bem como manter ele no mercado. Qual a melhor estratégia para o meu negócio? Qual terá o melhor retorno?

Neste texto vamos mostrar duas estratégias de vendas para um produto digital, Lançamento e Perpétuo, explicar como cada uma funciona, suas vantagens e desvantagens, e esclarecer todas suas dúvidas sobre qual utilizar no seu negócio, além de mostrar como funciona quando juntamos as duas estratégias e usamos no Lançamento Perpétuo.

Como funciona o Lançamento?

O Lançamento é um evento com data fixa, ele ocorrerá de 1 a 2 vezes no ano apenas. A abertura e fechamento do carrinho terão dias certos para ocorrer, fazendo com que os interessados tenham um período de geralmente uma semana para comprar. Caso a compra não aconteça naquele intervalo de tempo, ele só terá outra oportunidade na próxima data.

Esse tipo de estratégia usa como uma das suas principais armas o sentimento de escassez, já que a pessoa terá pouco tempo para obter o produto.

Quais as vantagens do Lançamento?

Nessa estratégia, você gera oportunidade para as pessoas comprarem em um curto espaço de tempo, resultando em muitas compras feitas por impulso, já que acabamos estimulando o emocional de cada uma delas. Isso leva a um boom de vendas.

O Lançamento faz você alcançar uma grande audiência devido ao valor que é gerado. As pessoas criam expectativas e necessidade ao ver o valor mostrado, pois sabem que aquele produto não estará disponível a todo momento.

Para sermos didáticos, vamos dar um exemplo do poder disso: o evento Rock in Rio, além de ser realizado a cada dois anos, as pessoas responsáveis por ele lançam para um grande público as atrações que o evento terá, gerando valor ao evento e criando expectativa e necessidade de comparecerem nele, porém elas precisam agir de maneira rápida pois os ingressos podem se esgotar a qualquer momento.

Quais as desvantagens do Lançamento?

Você poderá realizá-lo poucas vezes ao ano para não perder a legitimidade do evento e da escassez. Isso também te prejudicará de maneira que você não tenha uma consistência mensal de caixa e previsão do que ocorrerá no próximo lançamento.

Muitas vezes, você não irá conseguir testar a estratégia antes de lançar e, se der algo errado, você terá desperdiçado o tempo e dinheiro que investiu.

Como funciona o Perpétuo?

O Perpétuo é quando o produto fica disponível todos os dias, o carrinho permanece aberto o tempo inteiro. Por exemplo: quando você quer comprar um tênis e sabe que a qualquer momento poderá comprar, pois ele estará disponível.

Quais as vantagens do Perpétuo?

É possível fazer pequenas otimizações diariamente para diminuir o custo de aquisição do cliente, o que resultará em lucro no final. Dado que você faça essas otimizações, também será mais fácil de testar e aperfeiçoar o seu produto e a sua estratégia de divulgação, utilizando, inclusive, os testes A/B.

O seu fluxo de caixa será mais constante, fazendo com que você consiga organizar as suas finanças com mais facilidade.

Quais as desvantagens do Perpétuo?

As pessoas por saberem que o produto sempre estará disponível, elas acabam procrastinando, deixando para depois ou até mesmo não comprando porque vira um comodismo.

É necessário trabalhar nele durante o ano todo para sempre melhorar a sua qualidade, aprimorando as campanhas e não permitindo que as suas vendas diminuam.

Também não pode esquecer de manter o seu relacionamento com os afiliados para que eles continuem sendo motivados a produzir.

Quais as diferenças entre as estratégias?

A maior diferença está em que no Lançamento teremos tempo certo para realizar a compra e no Perpétuo, o produto sempre estará lá disponível. Como se você fosse realizar uma compra no mercado: você poderá comprar morangos em épocas certas, mas o refrigerante estará lá a todo momento.

Qual estratégia tem o melhor retorno?

O retorno no fim de um ano pode ser o mesmo para as duas estratégias. A diferença é que o retorno do Lançamento você terá picos de lucro, mas em grandes intervalos de tempo e o Perpétuo será distribuído durante o longo do ano.

A escolha vai depender de qual você acha que melhor se encaixa para o seu negócio digital, de como você pretende administrá-lo.

A Mantic escolheu juntar o melhor dos dois e utilizar o Lançamento Perpétuo.

O que é o Lançamento Perpétuo?

O Lançamento Perpétuo é nada menos que juntar o melhor das duas estratégias para conseguir um resultado ainda mais positivo.

Usar a persuasão em vendas como forma de convencimento do cliente a comprar do Lançamento com o Perpétuo para conseguir otimizar mais vezes o seu projeto e deixá-lo disponível todos os dias.

Como o carrinho sempre estará aberto, é necessário usar a escassez, dando um tempo limite de compra para as pessoas, utilizando dessa estratégia individualmente. É uma repetição de lançamentos para as novas pessoas da lista.

Para gerar essa escassez individual, é necessário que você tenha uma ferramenta capaz de marcar cada indivíduo de forma única. Geralmente essas ferramentas utilizam de um IP ou um COOKIE para realizar isso. Desta forma, você é capaz de tratar cada pessoa separadamente, aplicando a escassez para ele de acordo com o dia em que se cadastrou no seu funil. Desenvolvemos um plugin capaz de executar essa função.

Caso tenha interesse em conhecê-lo, basta acessar: www.mantic.com.br/deadline

Assim, nós conseguimos ter a consistência de um Perpétuo, e ainda sim, ter picos de vendas toda semana como em Lançamento.

Os três modelos apresentados são válidos; o importante é que você dê o primeiro passo e veja qual modelo se encaixa melhor no seu negócio digital. Até porquê só fracassa quem não tenta!

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