Descubra 7 estratégias para melhorar a conversão da sua Página de Captura


Quem tem um negócio online está sempre em busca das melhores formas para divulgar seus produtos. Um dos passos mais importantes nesse processo é criar uma página para capturar os dados dos seus clientes em potencial; essas páginas são conhecidas como Páginas de Captura ou Landing Pages.

A Página de Captura tem como objetivo converter visitantes em leads. Quem já trabalha com marketing digital, provavelmente sabe que a captura de leads é fundamental e pode trazer resultados extremamente significativos para seu negócio.

Mas o que você precisa criar para melhorar suas taxas de conversão? O que você precisa modificar dentro da página? O que você deve evitar?  

Selecionei 7 dicas que te ajudarão a acabar com cada uma das suas dúvidas.

Antes de tudo, precisamos saber de onde a pessoa está vindo, de qual tráfego está sendo redirecionada para que não aconteça ruídos durante o processo.

Por exemplo, se a pessoa vem de um tráfego do Facebook com uma headline “Descubra como melhorar a conversão da sua página de captura”, mas a pessoa é encaminhada para a Página de Captura que está com a seguinte headline “Descubra quais gatilhos mentais são eficientes”, isso acaba quebrando a linha de raciocínio pois as páginas abordam assuntos diferentes.

Ou até mesmo, imagine que você tenha feito um anúncio no Facebook com um fundo azul e a pessoa depois é redirecionada para uma página com o fundo todo laranja. Isso dará um choque no seu avatar, quebrará a continuidade na identidade visual que deveria ter sido mantida.

Se conseguimos continuidade tanto nas informações quanto no layout da página, a chance de aumentar a conversão se torna muito maior.

Após analisar se está ocorrendo o encadeamento das informações, você poderá aplicar as 7 dicas para melhorar a conversão das suas páginas. São elas:

  1.  HEADLINE

A headline é um dos pontos mais importantes e que exige muita atenção. A copy da página é o que irá persuadir, prender o visitante e fará com que ele decida se vai para o próximo passo ou não. Se perdemos o usuário aqui, não temos mais como reverter essa situação. Para atingir bons resultados, faça testes até que a pessoa fique o maior tempo possível dentro da sua página.

  1.  PONTO DE CONVERSÃO

O ponto de conversão é o botão onde você diz “clique aqui” para redirecionar a pessoa para um novo processo. Esse botão deve estar acima da primeira dobra, para que a pessoa não fique rolando a página até encontrá-lo e ocorra distração ou desistência. Se possível, é interessante adicionar itens que o evidenciem, como uma seta ou até mesmo uma foto da autoridade apontando para ele. Essa simples mudança se torna um comando e faz com que a pessoa não pense muito antes de agir.

  1.  “NÃO QUERO SER O PRIMEIRO”

Antes de testar algo, as pessoas querem provas sociais de que o produto que elas estão adquirindo realmente é bom. Com depoimentos provando que algo vale a pena, aumentam as chances das pessoas quererem experimentar. Como prova social, podem ser utilizadas curtidas no Facebook embaixo do ponto de conversão, mostrando os amigos do Facebook que também curtiram a fanpage, causando identificação.

  1.  ESPECÍFICO

As informações utilizadas entre as headlines devem ser extremamente específicas, como o que vai acontecer após a pessoa se cadastrar e quais benefícios ela irá obter. Por exemplo, no caso de um ebook, deve-se dizer o que o ebook irá resolver e para quem ele serve. Dessa maneira, sabemos quem são as pessoas que estão realmente interessadas no seu produto, porque o importante não é ter uma grande lista, e sim uma lista de pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

  1.  CORES

Os itens da sua página se tornam muito melhores quando combinados a um design arrojado, que tenha contraste e que a pessoa seja induzida visualmente ao que você deseja.

  1.  POP-UP

Caso a pessoa arraste para sair da sua página, aparecerá um pop-up notificando-a de algo. Dentro dos pop-ups devem ser oferecidos assuntos de interesse da pessoa para que antes dela ir embora, ela deixe seu e-mail. Através dessa simples estratégia, conseguimos aumentar de 10 a 15% a conversão. Porém, é preciso ficar atento pois algumas fontes bloquearão esses pop-ups. É preciso verificar aonde se está anunciando.

  1.  HOTJAR

Essa ferramenta mapeia tudo o que seu visitante vê na sua página, te mostrando as áreas mais quentes que são aquelas onde o visitante ficou mais tempo com o mouse, e também te mostra aonde ele passou direto. O Hotjar é extremamente importante para que possamos otimizar nossa página a fim de torná-la mais atrativa.

As quatro primeiras dicas devem ser otimizadas acima da primeira dobra, para que haja uma melhora ainda maior nas suas taxas de conversão.

Todas as dicas citadas já foram testadas e aprovadas, e hoje, são usadas aqui na Mantic. Elas são apenas algumas das mais importantes dicas para melhorar a conversão das suas páginas.

O ideal é sempre testar diversos modelos para ver qual funciona melhor para o seu mercado.